segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pai é quem cria !




fonte imagem: Tumblr.com

No último dia 9 de agosto, quando celebramos o Dia dos Pais, o jornal “Folha de SPaulo” publicou o caderno especial “Pai é quem cria”, o primeiro de três cadernos que compõem a série sobre a Primeira Infância (período da gestação aos seis anos). Clique aqui para ler o caderno.
Um dos assuntos abordados pelo caderno é a licença paternidade. No Brasil, atualmente, ela é de cinco dias, mas uma proposta, defendida por parlamentares da Frente Parlamentar da Primeira Infância, aprovada pela Câmara de Deputados e em estudo pelo Senado, quer aumentar esse prazo para vinte dias. Uma pesquisa inédita, realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, mostrou que essa ampliação custaria anualmente aos cofres públicos 0,009% (99 milhões de reais). No entanto, a mesma pesquisa indica que os benefícios da iniciativa não só compensariam os gastos (considerados muito baixos) como viabilizariam novos ganhos sociais, como: ampliação do período da amamentação (a mãe contaria com mais apoio), o vínculo do pai com a criança (de importância indiscutível e cientificamente comprovada), a redução da desigualdade de gênero, já que o homem assumiria mais tarefas domésticas, dentre outras.
Isso significaria que a criança teria um suporte emocional maior, algo que refletirá positivamente no seu desenvolvimento e na vida adulta.
Se o projeto for aprovado, a situação brasileira ficará como a de Portugal, onde a licença paternidade já é de vinte dias. Mas há países em que ela é bem mais ampla, como a Islândia e a Eslovênia, com noventa dias.
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O caderno também traz uma entrevista com Jack Shonkoff, Diretor do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard. Ele faz várias reflexões importantes e afirma que “o desenvolvimento da criança depende mais da atenção dos adultos e das brincadeiras do que de aulas cheias de estímulo”.
Doze questões, normalmente feitas pelos pais, também são respondidas em outra reportagem do caderno. “É melhor a criança pequena ficar em casa ou ir pra escola?”; “ É possível dividir tarefas entre o pai e a mãe para beneficiar mais o bebê?”; “Quais atividades os pais devem fazer com os bebês?” são algumas delas.
Você pode conferir o conteúdo desse primeiro caderno e ficar atento à publicação dos outros dois: “Elas e as telas”, que discutirá a relação da criança com a tecnologia (16 de agosto de 2015), e “Hora da escola”, que abordará as diversas linhas pedagógicas e a pré-escola (23 de agosto de 2015). Não perca!


fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/

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